1 de mar. de 2021

Instalação do Oracle Database

    Após a criação de uma máquina virtual (VM) e instalar um sistema operacional (Oracle Linux 8) nesta VM, o próximo passo para finalizar um ambiente de estudos é a instalação do SGBD (DBMS) nesta máquina.

    Atualmente o Oracle Database está em sua versão 19c. As versões anteriores são  18c, 12c, 11g, pra ficar apenas nas mais recentes. Podemos notar que a partir da versão 18c houve uma mudança na nomenclatura, com o g dando lugar ao c, isso basicamente indica a mudança da estrutura da aplicação que saiu da versão grid para a versão cloud. As versões grid surgirão na versão 10 do Oracle e traziam a ideia da computação com facilidade para escalabilidades vertical e horizontal, enquanto as versões atuais de cloud indicam que estão de acordo com as novas tendências da computação em nuvem.

    Para iniciar a instalação devemos definir algumas configurações. No arquivo '/etc/hosts' vamos editar colocando o IP e nome completo da máquina.




Logo em seguida, definir o nome da máquina editando o arquivo '/etc/hostname'



    Após as devidas configurações, partimos para a pre instalação do Oracle Database. Podemos executar o comando abaixo, que faz o download de pacotes necessários para o banco de dados.

        # yum install oracle-database-preinstall-19c



Após esse passo é necessário algumas configurações adicionais.

1 - Definir uma senha para o usuário oracle.

    # passwd oracle

    Após esse comando será solicitado para digitar a senha que será definida para o usuário.

2 - Alterar o sistema operacional para o modo permissivo.

    Editar o arquivo '/etc/selinux/config' deixando o parâmetro SELINUX conforme exemplo abaixo.

    SELINUX=permissive

    Após a edição do arquivo, temos 2 opções para o novo argumento do parâmetro ter efeito, podemos reiniciar a máquina ou executar como root o comando abaixo.

    # setenforce Permissive

    Voltando para as configurações adicionais, desligamos o firewall, pois geralmente as empresas tem um sistema de firewall externo não necessitando que o mesmo seja configurado no sistema operacional do banco de dados.

    # systemctl stop firewalld

    # systemctl disable firewalld

    Após desabilitar o firewall devemos efetuar a criação das pastas que serão utilizadas pelo Oracle Database.

    #mkdir -p /u01/app/oracle/product/19.0.0/dbhome_1

    #mkdir -p /u02/oradata

Após criar as pastas é necessário dar as devidas permissões para as mesmas.

    #chown -R oracle:oinstall /u01 /u02

    #chmod -R 775 /u01 /u02

    Agora é necessário descompactar o pacote do instalador na pasta onde será instalado o banco de dados, mas antes disso, devemos sair do usuário root e fazer login usando o usuário oracle, para isso é necessário acessar o diretório "cd /u01/app/oracle/product/19.0.0/dbhome_1/" e em seguida executar o comando para descompactar.

    $unzip -oq /home/oracle/LINUX.X64_193000_db_home.zip 

    Assim que o arquivo da instalação estiver descompactado, enfim pode ser iniciada a instalação, para isso é necessário executar o instalador.

    $ ./runInstaller

















    Após finalizar a instalação, no servidor precisamos subir o banco de dados. Para isso devemos ir até a pasta '$ORACLE_HOME/bin' exportas as variáveis do ambiente oracle com o comando abaixo.

    $ . oraenv

    Após validar o listener do banco, com o comando abaixo.

$ lsnrctl status


Caso o listener não esteja ativo, subir com o comando abaixo:

$lsnrctl start


Após o banco estar operativo, podemos conectar com sucesso!




Agora que o banco de dados já está operante, basta criar uma conexão na aplicação SQL Developer e passar a utilizar o banco de dados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário