11 de fev. de 2021

Instalando Oracle Linux na VM

    Após ter a VM criada e configurada o passo seguinte é realizar a instalação do sistema operacional Oracle Linux.

    A versão atual do Oracle Linux é a 8.3. O download do SO pode ser feito gratuitamente através do site da Oracle, disponível neste link. Também é possível baixar imagens prontas para VM já com o SO instalado através deste link.

    Após realizar o download da imagem do SO Oracle Linux, é necessário colocar essa .ISO para rodar no drive virtual da VM. Para isso basta clicar no ícone 'Configurações' da VM, ir na opção 'Armazenamento', selecionar a opção 'Controladora IDE' e no ícone de um CD, clicar para localizar o arquivo .ISO.


O passo seguinte a inclusão da .ISO no drive é colocar a VM para rodar, selecionando a opção 'Iniciar'.


    Em algumas situações, pode aparecer uma janela solicitando para confirmar o caminho da .ISO que será utilizada no boot da VM.

    Assim que a VM fizer o boot e carregar as informações da .ISO, teremos a opção de dar início a instalação.

    Após selecionar a opção de instalação, devemos aguardar pela mesma.


    Em seguida, teremos a interface de instalação pronta para o início da configuração do Oracle Linux.


    O passo seguinte a seleção do idioma é a interface para as demais configurações. Nesse passo podemos definir a senha do usuário root.

    Seguimos com a seleção do disco onde a instalação será realizada e com a ativação da placa de rede da VM.



    Na área de seleção de aplicações, podemos definir a maneira que o SO irá se portar na VM. A escolha padrão irá optar por 'Server with GUI' que é uma instalação de servidor, porém com a possibilidade de acesso visual e não apenas modo texto, em muitas empresas, a opção utilizada é 'Server' e se utiliza ferramenta externa para emular o modo visual na instalação do Oracle Database.


    Com as devidas configurações selecionadas, basta dar início ao processo de instalação e aguardar.


E assim que a instalação for concluída, será necessário reiniciar a VM.



Após reiniciar a VM, temos a tela onde devemos aceitar os termos da licença e criar o usuário.


    E por fim, finalizamos a instalação.



    Assim que finalizar a instalação, a VM irá reiniciar, possibilitando a login com o usuário criado no último passo, e estando a VM pronta para o uso.


    Após esse ponto, devemos partir para a instalação do Oracle Database.

10 de fev. de 2021

Criando um Ambiente Virtual - Criando VM

    Para iniciar, é necessário a aplicação Oracle VirtualBox que será responsável pela virtualização. A versão atual é a 6.1.18 que pode ser encontrada aqui

    Após realizar o download da mesma e a instalação, que não tem nenhum passo especial podendo simplesmente seguir o processo normal de instalação (next next next), passamos para a criação da nossa máquina virtual.

Criando a VM

    Primeiro passo é montar a máquina no VirtualBox, através do menu "Máquina > Novo" ou simplesmente pelo botão de atalho "Novo".


    Após selecionar a criação de uma nova VM, uma janela se abrirá solicitando informações nome da máquina, localização que será salva, tipo de sistema operacional, e qual o sistema operacional.


    Após será requisitado a quantidade de memória para a VM, para fins de estudo, 2GB são suficientes, a quantidade de memória disponível para escolha vai depender de quantidade de memória da máquina real.



    Após selecionar a memória, será solicitado o disco da máquina, temos a opção de deixar sem, criar um novo disco ou utilizar um já existente, nesse caso, será criado um novo disco.



    Após selecionar um novo disco, será solicitado o tipo de disco que podem ser VDI, VHD ou WMDK. Nesse caso, seguiremos com o VDI ( Virtual Disk Image).



    Após selecionar, o tipo de disco, devemos informar se ele terá tamanho fixo ou será alocado dinamicamente. A diferença é que o tamanho fixo, já ocupa todo o espaço definido no tamanho no disco físico, enquanto o dinâmico vai aumentando de acordo com a necessidade da VM.



     O passo seguinte é a definição do tamanho do disco, o padrão é 12GB, porém aqui a configuração segue com 40GB.

    Após enviar o comando para criar a VM, devemos aguardar um tempo para finalizar a ação, esse tempo varia de acordo com a capacidade da máquina física que estamos utilizando. No exemplo, durou em torno de 6 minutos.

Configurando a VM

    Com a VM devidamente criada, seguimos para uma otimização da configurações.
    Por padrão, muitas configurações desnecessárias vem ativadas na VM recém criada, então vamos remover as opções de áudio e disquete.  

 

  


    Também vamos mudar a configuração da placa de rede da VM para o modo Bridge, dessa maneira ela será vista na mesma rede a máquina física.



    Dessa maneira, está finalizada a configuração da VM.
   Agora o próximo passo é realizar a instalação do Sistema Operacional Oracle Linux na VM.
    Após finalizar a instalação do SO, o ambiente estará pronto para receber o Oracle Database.